24 abril 2006

Ainda está só começando, mas...

...tivemos mais uma rodada com resultados no mínimo razoáveis para os times do Rio, contra todas as previsões.

O piorzinho, é claro, foi o do Botafogo - o único que não ganhou. Ainda há aquela mentalidade de que empate fora de casa é bom, mas se o time quer levar a sério as previsões pouco realistas que falavam de "melhor time do Rio" e até em disputar vaga na Libertadores, não pode jogar como jogou ontem. Lento, trocando passes sem objetividade, marcando de longe - enfim, o time carioca do estereótipo. Com um meio-campo abaixo de medíocre, chegou ao ataque sempre com pouca gente e deixou o time do Paraná dominar o jogo completamente. Time este que é até organizado, mas muito fraco tecnicamente - e só por isso, além de ter perdido um pênalti, deixou de sair com a vitória. Para eles, que jogaram em casa contra um adversário como o Botafogo de ontem, o resultado foi muito ruim mesmo.

O Vasco, depois de empatar em casa, conseguiu uma boa vitória fora de casa. Apesar da tão decantada fragilidade de sua defesa, que ontem não fez jus à má fama, o Vasco poderá fazer algumas graças ao longo do campeonato quando puder jogar atrás para explorar os contra-ataques. Seus principais jogadores ofensivos, Moraes, Valdiran e Edílson, são muito mais de carregar a bola do que de passar e só conseguem criar quando têm espaço. Toda vez que tentou sair pro jogo, o time afunilou as jogadas de maneira até irritante e nada conseguiu. A Ponte mostrou mais organização e até mais técnica do que o Vasco; rondou a área adversária com frequência, mas não teve nenhum poder de fogo.

Do Flamengo eu não vi o jogo, mas soube que o Waldemar Lemos sacou o lateral André no meio do primeiro tempo, pressionado pelas vaias da torcida ao jogador - que atuava tão mal quanto de costume, nenhuma novidade. O Juan ficar no banco para o André é mesmo um despropósito, mas uma substituição feita dessa maneira só faz tirar a moral do treinador com os jogadores, que ficam mais inseguros. Quer dizer que cada vez que eu der uma furada e a torcida vaiar eu vou poder ser substituído? Ainda mais depois do episódio do afastamento do Fernando pelo Kléber Leite, depois do treinador ter dado entrevistas garantindo a vaga dele no time.

E o Fluminense é, vejam vocês, o único time a ter vencido nas duas rodadas até agora. Não é nada, não é nada, já é alguma coisa.