10 maio 2006

Copa do Brasil, semi-finais, jogos de ida

Por algum motivo, Waldemar Lemos resolveu que não era uma boa pedir informações sobre o Ipatinga para os jogadores de lá que foram contratados pelo Flamengo (declarou isso vendo algum tipo de "ética" por trás desse gesto). Por algum motivo, ele também decidiu manter o inacreditável Fernando para barrar Ronaldo Angelim, que vinha sendo o melhor zagueiro do time, e colocar de volta Renato Silva, que já não vinha bem e se recupera de contusão. Por algum motivo, Waldemar Lemos jogará com apenas um atacante de ofício, mantendo o garoto Vinícius, meia de origem, no ataque do time.

Por algum motivo, Waldemar Lemos decidiu que deve dar alguma vantagem de lambuja para o Ipatinga. Vai entender.

Mas a verdade é que não sei o que esperar do adversário do Flamengo. Só vi um jogo deles este ano, o primeiro contra o Botafogo. Nesta partida, foi um time rápido, bem arrumado e objetivo, que soube se aproveitar da fragilidade e de uma certa auto-suficiência do adversário. Mas este foi um jogo só, e de lá pra cá o Ipatinga perdeu meio time. Além do mais, Waldemar tem feito e falado muita coisa sem nexo desde que assumiu, mas que o time melhorou, melhorou. Ou, ao menos, passou a ter resultados melhores.

Assim sendo, não tenho palpite para eeste primeiro Ipatinga x Flamengo. A não ser o de que seria melhor para o Flamengo jogar a primeira em casa.

* * * *

O Vasco está invicto a 11 jogos, uma série respeitável. É um time que corre o tempo todo, tem se defendido bem e, quando tem espaço para contra-atacar, sabe aproveitar. Tem Moraes, que se destaca nesse tipo de jogada, e tem Edílson, que mostrou lampejos de jogador decisivo contra o Volta Redonda que não apareciam faz tempo. Além disso, o Vasco tem a seu favor a confiança de saber que pode vencer (afinal, empatou contra o mesmo adversário jogando com o time reserva) e, ao mesmo tempo, a consciência de que é um time limitado, que precisa dar tudo e mais um pouco para conseguir bons resultados.

Mesmo assim, acho que dá Fluminense. Creio que vence este primeiro jogo. E creio que, se vencer mesmo, no segundo será quase impossível para o Vasco reverter isso.

Só pra lembrar/chamar a atenção: em sendo os dois jogos no Maracanã, ambos serão considerados em campo neutro e não haverá a possibilidade de desempate pelo maior número de gols na casa do adversário. Logo, um empate por qualquer placar não será bom para ninguém; apenas deixará tudo para ser resolvido na próxima semana.