15 maio 2006

Frasista imbatível

O Parreira adora soltar frases que até fazem sentido quando foram ditas, mas que são um prato cheio para quem quiser encher o saco quando são tiradas do contexto. Depois de "o impedimento é a essência do futebol" e a inesquecível "o gol é só um detalhe", nosso técnico soltou mais uma na coletiva após a convocação da seleção, ao falar de como chegou à lista final: "o critério é não ter critério".

* * * *

Não acho o Brasil tão favorito quanto dizem. Acho um time forte, talvez o mais forte, especialmente em termos de talentos individuais. Mas acho que, na maior parte do tempo de Parreira à frente da seleção, não tivemos boas atuações - na verdade, convicente mesmo a seleção foi contra a Alemanha e a Argentina na Copa das Confederações, e só. Temos também uma quantidade razoável de jogadores importantes que não vêm mostrando bom futebol em seus times - como Ronaldo, Adriano, Roberto Carlos e outros. E, além disso, teremos que aguentar mais uma Copa do Mundo com Lúcio de titular na zaga. Lúcio na seleção é quase como um Fernando no Flamengo: o time pode estar jogando bem, ele mesmo pode estar jogando muito bem, mas a qualquer momento ele pode dar um jeito de entregar.

E o Lúcio ainda terá a companhia de seu "Diego". Dida não me passa confiança nenhuma. É bom embaixo das traves, mas não sabe sair do gol de jeito nenhum e é muito, mas muito ruim mesmo quando precisa usar os pés. Sei não.

Não tenho lá muita base pra falar das outras seleções, mas diria que Argentina, Itália e talvez a Inglaterra têm chances de título bastante comparáveis às nossas. Além da Alemanha, claro. É bom lembrar que, na última Copa, a Coréia do Sul - a Coréia do Sul! - conseguiu chegar às semi-finais por estar jogando em casa.

Fora isso, sempre vai ter uma seleção da África para ser a sensação e morrer nas quartas-de-final, se tanto. E algum time europeu que ninguém considera favorito para chegar às semi-finais.

* * * *

Rogério Ceni, Gilberto e Fred eu já esperava. A única surpresa, pra mim, foi Cris no lugar de Roque Júnior, que foi quase sempre convocado e em boa parte do tempo titular. Não entendi muito, mas longe de mim criticar alguém por tirar o Roque Júnior.

* * * *

Rogério Ceni, Cicinho, Cris, Luisão e Gilberto; Edmílson, Gilberto Silva, Juninho e Ricardinho; Robinho e Fred.

Volta e meia dizem que o Brasil teria condições de armar duas ou três seleções em condições de disputar o título. Bem, esta aí seria, segundo o Parreira, a segunda. Disputaria o título?

Sei lá.