07 maio 2006

Não tem diferença

Tá tudo tão equilibrado que os times estão colocando seus reservas, para poupar jogadores para a Copa do Brasil ou a Libertadores, e não está fazendo muita diferença.

O Vasco fez isso hoje e, com 9 reservas, venceu o Grêmio fora de casa. O Grêmio ainda pressionou muito no segundo tempo, mas a verdade é que criou pouco e nem dá pra dizer que Cássio tenha feito grandes defesas. Parece que o Renato conseguiu dar um jeito na defesa do Vasco, que era seu grande ponto fraco, e com isso - e muita raça - o time tem conseguido bons resultados. Normalmente tem sido com contra-ataques, mas hoje o gol que deu a vitória foi mesmo de sorte (ou asneira do adversário).

Após a primeira rodada, quando o Grêmio venceu o Corinthians, muita gente na imprensa - principalmente paulista - começou a enaltecer o time gaúcho, que ressurgia da segunda divisão e "iria dar muito trabalho". No Bem Amigos do dia seguinte àquela partida, o Galvão Bueno pergunou ao PC Vasconcelos o que ele esperava do Grêmio e ele respondeu, tranquilo: "irá lutar contra o rebaixamento". Todos no programa reagiram com supresa e discordaram veementemente - mas, agora, lá está o tricolor gaúcho já entre os quatro últimos. Tá muito no início ainda, mas eu tendo a concordar com o PC.

E o Flamengo foi outro que poupou titulares e venceu. O clássico contra o Botafogo foi dos piores jogos do ano, e olha que eu vi muito jogo ruim em 2006. O Waldemar poderia ter sido um pouco mais inteligente na hora de escolher jogadores pra poupar e mantido ao menos um dos laterais titulares do time. O que aconteceu é que o Flamengo insistiu pelo meio praticamente o jogo todo, de maneira irritante; e se o time já é de errar muitos passes, afunilando assim a coisa piora.

No primeiro tempo a partida ainda foi melhorzinha; foi quando o Minhoca mostrou alguma coisa, apesar da ânsia de ser herói e marcar seu golzinho. Se soltasse mais a bola, poderia ter dado um ou dois gols para os companheiros e se destacado mais - até porque ele, no Ipatinga, passou um longo tempo sem marcar gols e não parece mesmo ter vocação pra artilheiro. No segundo tempo ele sumiu, o Flamengo piorou muito, mas a verdade é que o Botafogo, campeão carioca, parece ser mesmo o pior dos grandes da cidade e não conseguiu mostrar nada que justificasse um resultado melhor. O meio-campo é um deserto, a ponto de Sérgio Manoel "mudar o panorama do jogo" ao entrar. O gol que levou foi de azar, mas não dá pra dizer que o resulado tenha sido injusto. A verdade é que os dois mereciam perder.

* * * *

Fiz sete de dez pontos possíveis. Até que não foi ruim.