28 junho 2006

Brasil x França

Engraçado como os comentários sobre o 3x0 em cima de Gana estão negativos. Foi 3x0!

Fizemos um gol logo no início e, a partir daí, foi só administrar. Gana de cara mostrou que não ia saber complicar o jogo, mesmo tendo mais a bola. Insistiram só pelo meio, o tempo todo, facilitaram o trabalho da defesa e acabaram finalizarando pouco em condições de marcar mesmo. E, quando o fizeram, foram mal. E, claro, o Dida foi bem (além de dar sorte).

E, além disso, os africanos montaram a pior defesa em linha que já vi na minha vida. Era só o Brasil acertar dois passes seguidos e entrava alguém na cara do gol.

Mas jogamos mal mesmo, erramos demais com a bola, e por isso foram poucas as vezes em que acertamos os tais dois passes seguidos. Isso até o finzinho do jogo, quando eles ficaram com um a menos e Ricardinho entrou. Aí ele desandou a colocar gente de frente pro goleiro, uma vez atrás da outra, e a goleada poderia ter sido por 4, 5 ou 6.

Foi uma vitória tranquilíssima, mas o time realmente não parece estar melhorando (tirando o Ronaldo). Ronaldinho e Kaká fizeram seu pior jogo, Roberto Carlos continua horroroso... Enfim.

Teremos o primeiro teste pra valer contra a França. Podemos ganhar, até somos mais time sim, mas é complicado. Sei não.

Acho isso porque:

a) Eles sim estão melhorando de jogo pra jogo, como eu já dizia. Contra a Espanha, foi o melhor jogo - contra o melhor adversário. Devem jogar melhor ainda contra a gente.

b) Não costumamos ganhar deles. Não levo nem em conta o time de 86, isso não tem nada a ver, eram outros jogadores, outra época. Mas tivemos três jogos contra o Zidane; perdemos a final da Copa e um jogo em Copa das Confederações e empatamos um amistoso. Eles não abaixam a cabeça pra gente - que é a vantagem que costumamos ter contra 95% dos adversários.

c) Eles são acostumados a ganhar. Tem jogador ali que já foi campeão do Mundo e campeão europeu com a seleção. Ou seja: não se emocionam com a chance de resolver um jogo, de ir em frente. Sabem acertar na hora de definir os lances e ganharem os jogos. E é isso que mais conta em Copa do Mundo. E aliás é o que mais contou pra Espanha rodar. Eles, ao contrário, estão acostumados a perder.

d) Sei lá, o Zidane é sinistro. Acho que ele já foi (não sei se é) mais jogador do que qualquer um dos nossos que lá estão chegou a ser até hoje. Se vai resolver ou não na hora H, só esperando pra ver. Nessa Copa mesmo ele já jogou bem, já jogou mal. Mas o negócio, vou repetir pra dar ênfase, é que ele é sinistro.

Todo mundo estava desdenhando da França e ela tá aí. E, se ganhar, pra mim não é surpresa nenhuma. Não precisa de convulsão de ninguém no nosso time pra isso.

O que me dá mais confiança no jogo é o clima de revanche da parada. Pode fazer com que a gente entre mais concentrado no jogo, corra mais e erre menos.