29 junho 2006

Joga bonito

Com esse negócio de não ter jogo ontem e hoje, sobra mais tempo pros comentaristas e palpiteiros falarem besteira. A falta de assunto é terrível.

E o papo besta que mais estão usando para ocupar o tempo é a discussão "jogar bonito" x "vencer". Como se uma coisa fosse o oposto da outra. Aliás, o que diabos é esse "jogar bonito" que não funciona? Eu hein.

Tirando o Renato Maurício Prado, que às vezes fala como se fosse preferível "dar espetáculo" a vencer, acho que ninguém acha pior ganhar do que ver uma sequência de jogadas de efeito com uma derrota no final. Isso é uma besteira. É claro que todo mundo quer ganhar, a Copa não é torneio de exibição e nem a Seleção é os Globe Trotters.

O que eu pelo menos esperaria é que jogássemos bem - simples assim. Não é pra equilibrar a bola no nariz, fazer tabelas de calcanhar ou gols de duplo-twist-carpado (o popular Dos Santos). Só "jogar bem", ou seja: não dar a impressão de que a vitória está vindo por acaso ou, como vem acontecendo, porque o adversário é muito fraco. Quero ter a impressão de que ganhamos porque somos bons e que, no próximo jogo, mesmo contra um bom oponente, ganharemos de novo se jogarmos da mesma forma.

"Espetáculo é vencer", beleza. Mas não adianta esse espetáculo da vitória irritante agora pra depois perder mais a frente quando cruzar com um adversário de verdade. E a verdade é que passamos perrengues contra os poderosos ataques da Austrália, Croácia, Gana... Não é só uma questão de dificuldade de fazer gol lá na frente não. E ficar achando que está tudo bem só porque vencemos os zés manés com quem cruzamos não ajuda em nada.

Parece que o povo por lá tá achando que as vitórias virão por inércia.

* * * *

Relendo o que escrevi sobre o Brasil x França, talvez pareça que tenho mais medo da França do que realmente tenho. Acho que temos mais chance de ganhar do que eles.

Aí é que está: dessa vez eu acho que temos mais chance, e não toda a chance. Perder para qualquer um dos que jogamos até agora era impensável. Dessa vez, não é. Acho que o mais provável é que o Brasil passe, mas se não passar não é surpresa nenhuma. Diria que as chances são 55-45, talvez.

Não estamos jogando bem, mas também ainda não precisamos. Mais ou menos como está acontecendo com a Inglaterra, aliás; talvez seja bom colocar as atuações fracas até agora em perspectiva. Dessa vez, deveremos precisar de um tanto mais pra vencer. Assim como acho que a França deve fazer seu melhor jogo até agora, acho o mesmo do Brasil.