23 junho 2006

Portugal x Holanda

Taí o jogo mais interessante que as oitavas-de-final nos reservam.

Portugal está melhorando de jogo pra jogo. Contra o México, embora em parte tenha sido dominado e passado sufoco, teve momentos muito bons, tocando bem a bola, se movimentando e errando pouco passe. Talvez tenha ajudado para isso a ausência de Cristiano Ronaldo. Este, sempre que pega na bola, tem que dar uma pirueta, rodar sobre a bola e sorrir para as câmeras antes de efetivamente começar a jogar. Mas vá lá, tecnicamente é difícil barrá-lo de um time como Portugal. Seja como for, o grande criador do time ainda é Figo (embora tenha ido mal no último jogo).

E há o fator Felipão. Goste ou não goste dele - eu não gosto. Como eu já disse, o tal fator começou a aparecer já no sorteio dos grupos.

Mas não apareceu na hora de definir o primeiro adversário de mata-mata. Eu até esperava mais da Holanda, mas ainda assim é um time complicado de se enfrentar. Contra a Argentina deu pra ver o poder que pode ter sua marcação sob pressão. E tem Robben, carinha enjoado de se marcar. Acho que é mais time que Portugal. E é a minha aposta.

Mas vejam que observação interessante do Casagrande: todos os times até hoje que eliminaram a Holanda chegaram à final da Copa. A não ser quando a própria Holanda chegou lá, é claro.

Olha o fator Felipão aí.