01 julho 2006

É ele que manda

Esse time que começou o jogo hoje era aquele que jogava nas eliminatórias e amistosos, até o Parreira inventar o quadrado mágico. Lembram?

E era um time que jogava mal. Eram jogos chatos, contra adversários em sua maioria medíocres, em que pássavamos horas sem fazer gol. Ninguém gostava.

Outro time que Parreira escalou foi esse do quadrado mágico que iniciou a Copa. Todo mundo reclamava que Adriano e Ronaldo junto não funcionavam. Os dois primeiros jogos foram lamentáveis, contra Gana não foi lá muito melhor também.

E ainda teve outra opção. Aquela com Robinho no ataque, e com outros laterais no lugar dos titulares-por-inércia Cafu e Roberto Carlos. Esse time venceu a Alemanha em sua casa e destruiu a Argentina na Copa das Confederações. E passou por cima do Japão nesta Copa, na única atuação convicente na competição.

Como se vê, Parreira testou coisas que deram certo e outras que deram errado.

E hoje ele preferiu usar as que deram errado. Entrou com o time lá do início das eliminatórias, e quando precisou mudar para tentar virar o jogo, voltou com o ataque do início da Copa. Todo mundo queria o Robinho entrando, e o cara esperou faltar 10 minutos pro jogo acabar. Até trocar um lateral por outro antes disso ele fez.

Fazer o quê? Quem manda é ele.

Mas não adianta ficar se lamentando porque deu errado. Não dava pra esperar outra coisa.


* * * *

E o Zidane desfilou em campo, sem nem suar.

Acho que todo mundo é fã dele mesmo, porque até os jogadores brasileiros pareciam gostar de assistir o cara jogando.

* * * *

Dois dos semi-finalistas em que apostei acabaram rodando antes da hora nos pênaltis, em jogos que poderiam ter ganho. E outro acabou eliminado na única partida em que mostrou algo parecido com futebol - mas a Ucrânia manteve uma velha tradição das Copas, a que fala dos times que acabam perdendo justamente a partida em que jogam melhor. O México já tinha sido assim.

Minha quarta aposta, a única que segue, era aquela que marquei como campeã.

E, se fosse agora, continuaria apostando na Itália. Com Alemanha no caminho e tudo.