10 novembro 2006

Colocando em perspectiva

O Vasco tá ali, na beira da Libertadores, em sexto lugar.

Quem vem logo abaixo é o Flamengo, em sétimo. Só não disputa vaga na Libertadores porque... Bem, porque já está garantido lá. Ou seja: há que se levar em consideração que essa campanha rubro-negra é feita basicamente sem objetivo. Tirando os momentos em que se achou que o time estava ameçado pelo rebaixamento, o Flamengo jogou o tempo todo, desde a final da Copa do Brasil, sabendo que não disputava nada.

Digo isso só pelo seguinte: vocês lembram dos comentários generalizados da imprensa na época da final da Copa do Brasil?

Eram times ridículos, um título "me-engana-que-eu-gosto", uma Copa chinfrim. Não faltaram piadinhas falando de como o Brasil sempre manda um time de segunda divisão para a Libertadores graças à Copa do Brasil. Os dois tinham tudo para serem rebaixados no Brasileiro.

E aí?

Claro que não são timaços, não estão disputando o título, mas vamos combinar que aqueles comentários todos agora parecem um tanto quanto descabidos, não?

Por outro lado, quando o Palmeiras deu uma reagida com o Tite, logo começaram a falar em Libertadores. Mesmo o Corinthians, quando conseguiu alguns bons resultados seguidos na chegada do Leão, levantou esse tipo de comentário.

E esses, onde estão na tabela mesmo?

É impressionante como a nossa imprensa esportiva se deixa levar por preconceitos e bairrismos.