06 novembro 2006

Decisão no meio de semana

Depois da vitória sobre o Flamengo, com a qual ganhava moral por vencer o rival e entrar na zona da Libertadores depois de algum tempo, o Vasco patinou. Perdeu pro Atlético-PR e, agora, para o Cruzeiro. A situação ficou complicada e o próximo jogo, contra o Paraná, é uma verdadeira decisão. Se ganhar, o time ainda não se garante; mas se perder, está praticamente fora.

O jogo contra o Cruzeiro começou muito ruim, dos dois lados. O Cruzeiro um pouquinho só melhor, até conseguir seu gol, num lance confuso. O Vasco, então, perdeu o Abedi - que é um jogador fisicamente forte, que se apresenta muito pro jogo, mas fraquinho demais pra ser O armador do Vasco. E, perdendo, Renato lançou em seu lugar um volante.

Parecia esquisito, mas foi a partir daí que o Vasco passou a ganhar o meio-campo e dominar o jogo. Poderia até ter empatado ainda no primeiro tempo - mas não empatou e, no primeiro lance da segunda etapa, veio aquele frangaço-aç0-aço do Cássio que acabou decidindo o jogo, apesar do Vasco ainda ter corrido atrás e até conseguido descontar.

Se o Vasco pretende chegar à Libertadores e fazer um bom papel, talvez já devesse estar pensando em contratar um novo goleiro pra 2007. O Cássio dá pra enganar; em relação a outros que andaram por lá nos últimos tempos é até bonzinho. Mas sai incrivelmente mal do gol em bolas altas e não passa lá muita segurança. Não é pra ser titular de um time que se pretenda realmente vencedor.


* * * *

E assim como Vasco x Paraná é uma grande decisão, outra é Fluminense x Ponte Preta. O Fluminense vai ter que se esforçar muito pra provar que realmente não consegue ganhar de ninguém. Por mais inacreditavalmente ruim que seja sua campanha, a Ponte consegue se manter atrás. E essa última derrota, em casa, pro São Caetano, foi mesmo de doer.