09 novembro 2006

O que interessa e o que não interessa

O Flamengo poderia ter goleado o Goiás ontem. Depois de um primeiro tempo relativamente equilibrado, mas no qual o Flamengo não só conseguiu seu gol como foi mais perigoso nos momentos em que dominou, o segundo tempo começou dando a impressão de que os gols rubro-negros sairiam naturalmente.

Mas as chances perdidas se sucederam, o gol não saiu e aí veio o surto do Juan, que arrumou uma expulsão que parece encomendada para adiantar suas férias. Ney Franco (de quem eu gosto) teve um ataque de medo e tirou o único atacante em campo, mandando o recado pro time: agora é pra se segurar como puder! E nisso o Goiás conseguiu vir pra cima - mas de maneira totalmente desordenada. Se o Flamengo tivesse mantido uma opção de contra-ataque, poderia ter feito mais gols (aliás, como quase fez, com o lateralzinho André).

O Goiás pareceu um time fraco no meio-campo e ansioso demais no ataque. Todos chutam de qualquer jeito, de qualquer lugar. Creio que, ontem, poderiam jogar mais 90 minutos e não fariam um gol.

O Flamengo mostra cada vez mais que tem um time bastante razoável, que com algumas poucas peças bem escolhidas pode fazer um bom papel em 2007. É só a diretoria não ter devaneios demais na hora das contratações.


* * * *


Mas esse foi só o jogo que a Globo passou ontem (e, bem, o do meu time). O que interessava pro campeonato mesmo eram o Inter x Santos - que acabou empatado e, dizem, foi um jogo decepcionante - e o Vasco x Paraná.

Com a vitória do Vasco, os jogos de hoje de Botafogo e Cruzeiro se tornaram muito mais interessantes. Se por acaso os dois ganharem, a briga pela última vaga na Libertadores vai ser a mais emocionante dos últimos anos, com quatro times dentro de um intervalo de dois pontos. E mesmo o Santos - que pega dois adversários diretos nas próximas duas rodadas - não pode dar muito mole não, ou pode ter uma surpresa desagradável nessa reta final.

Entre vascaínos e paranistas, os cariocas têm a tabela um tanto mais fácil. Há dois adversários em comum para os dois: o São Caetano, que tem apenas um sonho distante de se livrar do rebaixamento, e o Santos - com a diferença nada desprezível de que o Vasco joga em casa e o Paraná fora. Fora isso, o Vasco pega o Juventude em casa na próxima rodada e na última o Figueirense, sem nenhuma pretensão, em Florianópolis; e o Paraná enfrenta os dois líderes do campeonato, São Paulo (em casa) e Inter (fora).

* * * *

E a outra decisão de hoje, fora os jogos de Botafogo e Cruzeiro, acontece no Maracanã.

Cês chegaram a ver o anúncio que colocaram ontem, na parte de esportes de O Globo? Segundo o Lédio Carmona, trata-se de um empresário usando um pseudônimo:



(Pelo menos quanto ao Lenny ele/ela tem razão...)