22 dezembro 2006

Olê lê, olá lá, 2007 vem aí, o bicho vai pegar

Saiu o sorteio da Livertadores. Vai saber o que são a maioria dos times que estão ali. A gente fica achando que grupo X ou Y é mais ou menos forte basicamente por reconhecer ou não os nomes dos times. Tem o Nacional do Uruguai? É forte. Real Potosí? Fraco. E por aí vai.

Em princípio, os times brasileiros todos devem passar de fase. Menos pela configuração dos grupos e mais pelo fato de que, desta vez, nossos representantes são todos de primeira divisão. Mas não será nenhuma grande zebra se o Paraná cair ainda na fase classificatória, quando pega o Cobreloa. O tricolor curitibano está se desfazendo do time inteiro, perdeu até o técnico e, para formar o elenco, parece que vai levar uma barca cheia de terceiros reservas do Flamengo. E, fora isso, o Cobreloa eu reconheço o nome.

* * * *

Nilmar, parece, vai ficar no Corinthians.

Que, no papel, pode ser um bom time. E tem o Leão - que não é nenhum gênio, mas está sim entre os melhores técnicos do país.

A grande complicação está mesmo fora do campo. E nisso, até mesmo a manutenção do Nilmar, meio a contragosto e possivelmente gerando uma complicação judicial mais à frente, pode ser uma notícia ruim.

* * * *

Valdir Espinoza é o novo coordenador do futebol do Vasco. Se explica por ser velho conhecido de Renato Gaúcho, que anda com moral alta.

Nos últimos anos, os resultados do Espinoza como técnico têm sido muito ruins. Mas o trabalho de coordenador é bem diferente.

Aliás, o que é o trabalho do coordenador mesmo?